Museu do Tropeiro

Informações

Imóvel em cuja construção fez-se uso da técnica de pau-a-pique (Taquara e argila), constitui a residência mais antiga da cidade, estimando-se a data de sua construção por volta de 1868, pois serviu como pousada na fase do Tropeirismo. Atualmente representa o único exemplar desta técnica construtiva, podendo ser observada em uma das paredes do interior da casa.

Construção adquirida pela Prefeitura Municipal em 1982, foi restaurada pelo Governo Federal passando a chamar Centro de Artesanato Aloísio Magalhães em homenagem ao apoio dado à preservação do Patrimônio Histórico da Lapa. A casa foi pintada na cor vermelha, visando fazer uma alusão ao Tropeirismo, pois na época usava-se pinturas com cores fortes e marcantes.

Atualmente abriga o artesanato dos Clubes de Mães e da Família, apoiados pelo PRO-LAPA contando com 192 expositores, e ainda o Museu do Tropeiro que, com seu acervo, resgata a história da atividade tropeira dos tempos do Caminho do viamão, que contribuiu para a formação da cidade da Lapa.

A riqueza e beleza do artesanato torna quase obrigatória a parada neste local onde se destaca a cestaria, tapeçaria, pintura, esculturas em madeira entre elas canhões, objetos em jornal (lampiões), pequenas Lembranças da Lapa (chaveiros e ímas), bordado, tricô, crochê, velas perfumadas e decoradas, acolchoados de lã de carneiro e as delícias lapianas (mel, geléias, licores, cachaças, compotas, biscoitos).

Permite se fotografar seu interior, porém não é permitido tocar nos objetos pertinentes ao museu e o artesanato. Isento de taxa de visitação.

Outros Pontos Turísticos


Serviço

Localização
Rua Barão do Rio Branco, esquina com Hipólito de Araújo - Centro

Visitação
De Terça à Sábado, das 9:00 às 17:00 horas.

Patrocinadores