Museu das Armas

Informações

Foi a primeira casa de detenção da cidade, construída na metade do século XIX e inaugurada em 1.868. O Plano para a construção da obra de cadeia foi feito em 1839, mas somente onze anos mais tarde, em 1848 foi dado início à obra, que foi inaugurada quase trinta anos após a sua edificação.

Como em Portugal, também no Brasil o imóvel de arquitetura luso-brasileira, simbolizava a autonomia municipal sendo visitado por D. Pedro II em 1880.

A construção é constituída na sua parte inferior de pedras areníticas da região e a parte superior feita em estuque (argamassa com cal, areia e pedras), sendo o único exemplar no Paraná e um dos poucos no Brasil.

A parte inferior da obra foi utilizada como cadeia a partir de 1862. Abrigou ainda o 13o. Regimento de Cavalaria da Guarda Nacional, Museu e Escola Normal Novo Ateneu, sofrendo inúmeras descaracterizações. Posteriormente, passou por um processo de restauração com o objetivo de resgatar a arquitetura original, sendo tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Para uma melhor visualização da construção foi necessária a demolição de duas casas que estavam ao lado do edifício. O Museu começou a ser projetado em 1972 e inaugurado dois anos mais tarde, com o interesse de abrigar o acervo particular de armas, referente à Revolução Federalista de 1.894, com o acervo variado, entre armas, fotolitos e objetos antigos, conserva ainda armas utilizadas nas Primeira e Segunda Guerras Mundiais.

Atualmente em seu andar superior está a Câmara de Vereadores, e no pavimento térreo, desde 1993, o Museu de Armas.

Outros Pontos Turísticos


Serviço

Localização
Alameda David Carneiro - Centro Histórico

Visitação
Acesso a pé ou de carro, toda a semana das 9 às 17 horas. Possui livro de registro e permite-se o uso de máquina fotográfica.

Patrocinadores

Clubes Participantes

Lendários Clube Campo Largo

Opala e Caravan – A saga da Chevrolet

Opaleiros Curitiba

Clube Opaleiros Londrina

Opaleiros de Joinville

Opala Floripa

Opaleiros do WhatsApp

Opala Club São José dos Pinhais

Opala Clube Rio Mafra

Opala Clube Ponta Grossa

Opala Clube Maringá

Opala Club Curitiba

Opala Clube de Blumenau

Opala Clube ABC

Clássicos de Garagem – Castro

Opalas e Caravans de Campo Largo

Clube do Opala da Bahia

Garagem 676

Clube de Opaleiros Veteranos

Autos Antigos da Serra

Familia Opaleira

Veteran Veículos Clube de São Marcos

Opavale

Opaleros SBS

Opaleiros de Pato Branco

Opaleiras RPParts

Opalas do Vale

Vermes Club

Opalas e Caravans do Pinheirinho

Apoio