Monumentos Históricos

Informações

GENERAL GOMES CARNEIRO

Localizado na Praça General Carneiro, a estátua em bronze, de autoria do escultor João Turim, erigida em 1928 é uma homenagem ao comandante da resistência ao Cerco Federalista da Lapa.

HIPPÓLYTO DE ARAÚJO

Localizado na Praça General Carneiro o busto em bronze de autoria de Oswald Lopes, datado de 1957 é uma homenagem ao Embaixador – Glória da Diplomacia Brasileira e fundador do Hospital Fundação Hippólyto e Amelhia Alves D’Araújo.

MONUMENTO AO EXPEDICIONÁRIO

Situado na Alameda David Carneiro, junto à casa da Câmara e Cadeia, o monumento é uma homenagem aos 80 expedicionários lapianos da 2a. Guerra Mundial.
O movimento foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal da Lapa sendo inaugurada em 08 de maio de 1990. Obra em granito escuro do escultor Antonio Leonidas de Couto, composta por dois blocos de 2,10 x 1,90 m, tem gravado o nome dos 80 expedicionários lapianos como forma de eternizar a bravura e a história desses heróis quase anônimos.

PAINEL

Localizado na Praça Joaquim Lacerda em frente à Casa da Memória e ao lado do Panteon dos Heroes, inaugurado em 1991 é composto por 9 placas em bronze de 0,60 m x 1,00 m, homenageando personagens lapianos que se destacaram na história em âmbito local, nacional e internacional. Receberam a homenagem: Ubaldyno do Amaral; Joâo Cândido Ferreira; Dr. Manoel Pedro Santos Lima; Joaquim de Almeida Faria Sobrinho, Barão dos Campos Gerais; Victor Ferreira do Amaral; Joaquim Rezende Correa de Lacerda, o Embaixador Hippólyto de Araújo e Ney Braga.
Em local aberto, pode ser apreciado e fotografado a qualquer momento.

PLANTA DA CIDADE

Localizada ao lado esquerdo do Panteon dos Heroes, em local aberto, encontra-se uma placa comemorativa do cinqüentenário do “Cerco da Lapa” intitulada “Planta da Cidade da Lapa durante o memorável cerco de vinte e seis dias – 1894”. Essa placa em bronze de 1,40 m de largura x 2,00 m de altura, em base de pedras de arenito contém quadro explicativo onde traz antigas e atuais denominações e as localidades onde aconteceram as principais batalhas.

PLACA DE DESCRIÇÃO DO CERCO DA LAPA

Localizada ao lado direito do Panteon dos Heroes, em local aberto, encontra-se uma placa contendo a descrição do Cerco da Lapa pelo Coronel Líbero Guimarães, intitulada “O Episódio do Cerco da Lapa em 1894”.
Esta, como a anterior, tem a base em pedras de arenito, contendo a descrição do episódio, em placa de bronze de 1,40 m de largura x 2,00 m de altura.

Patrocinadores

Clubes Participantes

Lendários Clube Campo Largo

Opala e Caravan – A saga da Chevrolet

Opaleiros Curitiba

Clube Opaleiros Londrina

Opaleiros de Joinville

Opala Floripa

Opaleiros do WhatsApp

Opala Club São José dos Pinhais

Opala Clube Rio Mafra

Opala Clube Ponta Grossa

Opala Clube Maringá

Opala Club Curitiba

Opala Clube de Blumenau

Opala Clube ABC

Clássicos de Garagem – Castro

Opalas e Caravans de Campo Largo

Clube do Opala da Bahia

Garagem 676

Clube de Opaleiros Veteranos

Autos Antigos da Serra

Familia Opaleira

Veteran Veículos Clube de São Marcos

Opavale

Opaleros SBS

Opaleiros de Pato Branco

Opaleiras RPParts

Opalas do Vale

Garagem das Opaleiras

Club Opala Alto Paraná – Paraguai

Opalocos FRG

Opaleiros Dois Vizinhos

Vermes Club

Opalas e Caravans do Pinheirinho

Apoio